27 de dezembro de 2008

Jogo de cabeça

Jogar a bola de cabeça é um gesto típico e peculiar o futebol, não existindo outra disciplina desportiva na qual esteja prevista uma situação idêntica.
A habilidade do jogo com a bola no ar é um dote importantíssimo para qualquer jogador e permite frequentemente soluções rápidas e produtivas.
Basta pensar nos desvios dos atacantes em cruzamentos e nas oposições aéreas dos defesas.
Para obter um bom domínio no jogo e cabeça é necessário assimilar a técnica desde a mais tenra idade.
A execução imperfeita (bola batida com a têmpera ou com a curva do crânio) provoca dor física ou tontura, pelo que é necessário que as primeiras experiências sejam correctas e eliminem o medo instintivo do impacto.
A bola deve ser sempre batida com a fronte, o pescoço bem esticado para imprimir maior força ao golpe e para amortecer o choque. Os olhos devem permanecer sempre abertos para seguir a trajectória da bola, os braços acompanham o movimento global pernas-tronco-pescoço-cabeça e servem também para proteger do contacto com o adversário.
A estrutura naturalmente, ajuda muito, mas mesmo um jogador não muito alto pode fazer-se valer no jogo aéreo se possuir uma boa técnica de execução: fundamentais são a escolha do momento para o salto, a elevação e a antecipação.
Em cada sessão de treinos o treinador deverá aperfeiçoar e corrigir as técnicas fundamentais para um bom jogo aéreo

Sem comentários:

Enviar um comentário